segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Questões de treinamento para o SPAECE

Trabalhando o SPAECE


Trabalhando o SPAECE

TEXTO 01: O HOMEM E A GALINHA

Era uma vez um homem que tinha uma galinha. Era uma galinha como as outras. Um dia a galinha botou um ovo de ouro. O homem ficou contente. Chamou a mulher:
 - Olha o ovo que a galinha botou.
A mulher ficou contente:
 - Vamos ficar ricos!
E a mulher começou a tratar bem da galinha. Todos os dias a mulher dava mingau para a galinha. Dava pão-de-ló, dava até sorvete. E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Vai que o marido disse:
 - Pra que esse luxo com a galinha? Nunca vi galinha comer pão-de-ló... Muito menos tomar sorvete!
 - É, mas esta é diferente! Ela bota ovos de ouro!
O marido não quis conversa:
 - Acaba com isso mulher. Galinha come é farelo.
 Aí a mulher disse:
 - E se ela não botar mais ovos de ouro?
 - Bota sim - o marido respondeu.
A mulher todos os dias dava farelo à galinha. E a galinha botava um ovo de ouro. Vai que o marido disse:
 - Farelo está muito caro, mulher, um dinheirão! A galinha pode muito bem comer milho.
 - E se ela não botar mais ovos de ouro?
 - Bota sim - o marido respondeu.
Aí a mulher começou a dar milho pra galinha. E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Vai que o marido disse:
 - Pra que esse luxo de dar milho pra galinha? Ela que procure o de-comer no quintal!
 - E se ela não botar mais ovos de ouro? - a mulher perguntou.
 - Bota sim - o marido falou.
E a mulher soltou a galinha no quintal. Ela catava sozinha a comida dela. Todos os dias a galinha botava um ovo de ouro. Uma dia a galinha encontrou o portão aberto. Foi embora e não voltou mais.
Dizem, eu não sei, que ela agora está numa boa casa onde tratam dela a pão-de-ló.
(Ruth Rocha)

01- O texto recebe o título de O homem e a galinha. Por que a história recebe esse título?
a) Porque eles são os personagens principais da história narrada.
b) Porque eles representam, respectivamente, o bem e o mal na história.
c) Porque são os narradores da história.
d) Porque ambos são personagens famosos de outras histórias.
e) Porque representam a oposição homem-animal.

02- Qual das afirmativas a seguir não é correta em relação ao homem da fábula?
a) É um personagem preocupado com o corte de gastos.
b) Mostra ingratidão em relação à galinha.
c) Demonstra não ouvir as opiniões dos outros.
d) Identifica-se como autoritário em relação à mulher
e) Revela sua maldade nos maus-tratos em relação à galinha.

03- Era uma vez um homem que tinha uma galinha. De que outro modo poderia ser dita a frase destacada?
a) Era uma vez uma galinha, que vivia com um homem.
b) Era uma vez um homem criador de galinhas.
c) Era uma vez um proprietário de uma galinha.
d) Era uma vez uma galinha que tinha uma propriedade.
e) Certa vez um homem criava uma galinha.

04- Era uma vez é uma expressão que indica tempo:
a) bem localizado
b) preciso
c) bem antigo
d) determinado
e) indefinido

05- A segunda frase do texto diz ao leitor que a galinha era uma galinha como as outras. Qual o significado dessa frase?
a) A frase tenta enganar o leitor, dizendo algo que não é verdadeiro.
b) A frase mostra que era normal que as galinhas botassem ovos de ouro.
c) A frase indica que ela ainda não havia colocado ovos de ouro.
d) A frase mostra que essa história é de conteúdo fantástico.
e) A frase demonstra que o narrador nada conhecia de galinha.

06- O que faz a galinha ser diferente das demais?
a) Botar ovos todos os dias independentemente do que comia.
b) Oferecer diariamente ovos a seu patrão avarento.
c) Pôr ovos de ouro antes da época própria.
d) Botar ovos de ouro a partir de um dia determinado.
e) Ser bondosa, apesar de sofrer injustiças.

07- A presença de travessões no texto indica:
a) a admiração da mulher
b) a surpresa do homem
c) a fala dos personagens
d) a autoridade do homem
e) a fala do narrador da história

08- Que elementos demonstram que a galinha passou a receber um bom tratamento, após botar o primeiro ovo de ouro?
a) pão-de-ló / mingau / sorvete
b) milho / farelo / sorvete
c) mingau / sorvete / milho
d) sorvete / farelo / pão-de-ló
e) farelo / mingau / sorvete

09- Dizem, eu não sei... Quem é o responsável por essas palavras?
a) o homem
b) o narrador
c) o ovo
d) a galinha
e) a mulher

TEXTO 02:



10- O texto acima, retirado da revista ISTOÉ, nos informa que
a) os adolescentes procuram fumar maconha porque sofrem de depressão e ansiedade.
b) os adultos que fumaram maconha desde a adolescência podem sofrer de depressão e ansiedade.
c) a desistência escolar e o desemprego levam os adolescentes a fumarem maconha.
d) as meninas adolescentes fumam mais maconha do que os meninos da mesma faixa etária.
e) as conseqüências do uso da maconha por adolescentes surgem apenas em âmbito social.
TEXTO 03:
“Na última laje de cimento armado, os trabalhadores cantavam a nostalgia da terra ressecada. De um lado era a cidade grande: de outro, o mar sem jangadas. O mensageiro subiu e gritou:
–Verdejou, pessoal!
Num átimo, os trabalhadores largaram-se das redes, desceram em debandada, acertaram as contas e partiram.
Parada a obra.
Ao dia seguinte, o vigia solitário recolocou a tabuleta: “Precisa-se de operários”, enquanto o construtor, de braços cruzados, amaldiçoava a chuva que devia estar caindo no Nordeste.”
(Aníbal Machado, cadernos de João)
nostalgia: saudade

11- “...os trabalhadores cantavam...”, porque
a) trabalhavam na cidade grande.
b) estavam alegres por terminara última laje.
c) contemplavam o mar sem jangadas.
d) estavam saudosos da terra natal.
e) iriam acertar as contas e partir.

12- Por que é que o pessoal desceu em debandada quando o mensageiro gritou “–Verdejou, pessoal!”?
a) o mensageiro deu um sinal de perigo.
b) havia chegado o dinheiro do pagamento.
c) o pessoal entendeu que tinha chovido.
d) foram lançar as redes de pesca.
e) ia começar a festa da cobertura.

13- O construtor “amaldiçoava a chuva” porque:
a) ela impedia a saída das jangadas para o mar.
b) chovia no Nordeste e não no local da construção
c) a chuva fizera o construtor perder os trabalhadores.
d) não seria possível tocar a obra debaixo de chuva.
e) num átimo, os trabalhadores largaram-se das redes.

14- Indique a alternativa em que todas as palavras ou expressões se referem a um mesmo tema presente no texto:
a) cimento armado, nostalgia, trabalhadores.
b) terra ressecada, cimento armado, construtor.
c) mar sem jangadas, construtor, operários.
d) cantavam, construtor, operários.
e) chuva, terra, ressecada, verdejou.

TEXTO 05:

Professora Etelvina e suas pílulas de sabedoria instantânea
Nos primórdios da linguagem escrita, um texto era uma longa seqüência de caracteres. Sem espaços entre as palavras e sem nenhum sinal que indicasse pausa, ênfase ou pronúncia. Com o surgimento da imprensa, no século XV, o povo passou a ter acesso à leitura e foram, então, aparecendo símbolos variados, como os parênteses que vêm do grego e significam “ação de intercalar”. [...] E quando parecia que nada mais faltava para ser inventado surgiram os emoticons, símbolos criados a partir de outros símbolos, para dar mais vida à comunicação via internet. O mais famoso deles é o “sorriso deitado”... [: )]
ÉPOCA. São Paulo: Globo, 31 jul. 2006, p. 18. [Adaptado].

15- Com base nas dicas da professora Etelvina, é possível dizer que os símbolos gráficos, como parênteses e emoticons, têm como função
a) garantir a interlocução, tornando a interação mais efetiva.
b) recuperar sentidos convencionalizados desde o surgimento da escrita.
c) evidenciar a interferência da oralidade na organização do sistema escrito das línguas.
d) perturbar a interação nos meios de comunicação instantânea.
e) desviar a atenção do leitor para informações secundárias contidas no texto.

TEXTO 06:
Qual é o animal mais estranho do planeta?
Existem animais estranhíssimos na natureza, mas poucos são mais bizarros do que o ornitorrinco. Trata-se de um
mamífero, mas possui bico de pato e põe ovos! É tão estranho que, em 1798, quando o primeiro exemplar empalhado chegou à Inglaterra, os zoólogos o denunciaram como falso. Até as combinações cromossômicas dos ornitorrincos são estranhas. Enquanto aos outros mamíferos bastam dois cromossomos sexuais (XX ou XY) para que se determine se são machos ou fêmeas, os ornitorrincos precisam de dez. XXXXXXXXXX para uma fêmea e
XYXYXYXYXY para um macho.
PLANETA. São Paulo: Editora Três, n. 400, jan. 2006, p. 17.

16- De acordo com o texto, revela-se determinante para comprovar a estranheza do ornitorrinco, um mamífero que possui bico de pato e põe ovos, o fato de que
a) poucos animais na natureza são mais bizarros do que ele.
b) machos e fêmeas da espécie são determinados geneticamente por dez cromossomos.
c) um exemplar empalhado foi denunciado como um animal falso.
d) mamíferos apresentam uma combinação mínima de células sexuais.
e) a constituição física desse animal é motivo de discussão desde o século XVIII.
.
As questões 17 e 18 referem-se ao texto que segue.

A química do amor
Esqueça a velha máxima que diz que os opostos se atraem. O conceito, afirmam cientistas, só vale para a física e não passa de mito em matéria de relacionamentos. Para os biólogos Peter Buston e Stephen Emlen, da Universidade de Cornell, em Nova York, a escolha de um parceiro é baseada na preferência por pessoas que se assemelham a nós mesmos. “Quem busca um companheiro com valores parecidos com os seus acaba enfrentando menos conflitos no relacionamento. Por isso, tem mais chances de estabelecer laços duradouros e criar filhos com sucesso”, explica Emlen. O estudo contradiz algumas noções que temos sobre as diferentes estratégias de acasalamento praticadas por machos e fêmeas, derivadas da teoria do naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882) e defendidas, hoje, pela psicologia evolutiva. Hoje, a ciência já interpreta a formação de casais à luz dos elementos culturais e começa a abrir espaço para contestações. Afinal, existe a fórmula do amor? Os especialistas afirmam que não.
ARTONI, Camila. A química do amor. Galileu. Rio de Janeiro: Globo, n. 146, set. 2003, p. 63. [Adaptado].

17- Destaca-se no texto o recurso argumentativo de
a) desqualificação do oponente.
b) reunião de provas concretas.
c) citação de autoridade.
d) formação de consenso.
e) exposição de vocabulário técnico.

18- A expressão “os opostos se atraem” é retomada, de forma mais ampla e abstrata, por
a) estratégias de acasalamento.
b) conflitos no relacionamento.
c) elementos culturais.
d) fórmula do amor.
e) laços duradouros.
  
DESAPARECIMENTO DOS ANIMAIS 
Tente imaginar esta cena: homens, animais e florestas convivendo em harmonia. Os homens retiram das plantas apenas os frutos necessários e cuidam para que elas continuem frutificando; não matam animais sem motivo, não sujam as águas de seus rios e não enchem de fumaça seu ar. Em outras palavras: as relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem, bem como as influências que uns exercem sobre os outros, estão em equilíbrio. (...)
Nossa preocupação (de brasileiros) não é só controlar a exploração das florestas, mas também evitar uma de suas piores conseqüências: a morte e o desaparecimento total de muitas espécies de animais. Apesar de nossa fauna ser muito variada, a lista oficial das espécies que estão desaparecendo já chega a 86 (dentre elas, a anta, a onça, o mico-leão, a ema e o papagaio).
(Nosso Brasil, 1989)
19- O que o primeiro parágrafo tenta defender é
a) a extinção dos animais.
b) o assoreamento dos rios.
c) o desmatamento.
d) a poluição ambiental.
e) o equilíbrio ecológico.

20- No final do primeiro parágrafo aparecem dois parênteses com reticências; isso significa que
a) o autor deixou de dizer outras coisas mais importantes.
b) o texto deixou de reproduzir uma parte do texto original.
c) parte do original do texto está ilegível.
d) nesse espaço havia uma ilustração que foi omitida.
e) havia originalmente trechos em outras línguas.

21- No trecho "Nossa preocupação (de brasileiros) não é só controlar a exploração das florestas, mas também evitar uma de suas piores conseqüências...”, a expressão destacada introduz uma informação
a) contraditória.
b) conclusiva.
c) complementar.
d) incoerente.
e) supérflua.

22- Na Linha 06, o autor usa a expressão "de brasileiros" entre parênteses para
a) destacá-la.
b) negá-la.
c) excluí-la.
d) ocultá-la.
e) inutilizá-la.


Bom Desempenho!!!

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