segunda-feira, 14 de novembro de 2011

SPAECE

Texto para as questões 1 a 5.
Texto 1

OPINIÕES DE ESTUDANTES

Destruímos as florestas tropicais por causa do petróleo no seu subsolo, abrimos minas em terrenos sagrados por causa do urânio. Será que também destruiríamos outro planeta em busca de uma resposta aos problemas que nós mesmos criamos? Claro!
A exploração espacial reforça a crença perigosa de que a humanidade pode resolver seus problemas aumentando cada vez mais o domínio que temos sobre o meio ambiente. Os seres humanos continuarão a se sentir livres para causar danos aos recursos naturais como rios e florestas tropicais, se soubermos que sempre um outro planeta na próxima esquina esperando para ser explorado.
Já causamos danos suficientes à Terra. Deveríamos deixar o espaço sideral em paz.
Diogo

Texto 2

Os recursos naturais estão se esgotando rapidamente. A populão terrestre está crescendo em ritmo assustador. A vida não poderá ser mantida se continuarmos a viver desse modo. A poluição causou um buraco na camada de onio. As terras férteis estão se esgotando, e logo nossas fontes de alimentos vão diminuir. existem casos de fome e doenças causados pela superpopulão.
O espaço é uma vasta região desabitada que podemos utilizar em nosso benefício. Por meio do apoio à exploração do espo, algum dia talvez possamos encontrar um planeta no qual possamos viver. No momento isso parece impensável, mas a própria ideia de viajar ao espaço já foi considerada impossível no passado. Interromper a exploração espacial em favor da solução dos problemas imediatos constitui uma visão estreita e de curto prazo. Precisamos aprender a pensar não apenas nesta geração, mas também nas gerações que estão por vir.
lix

01- (D5) O assunto central sobre o qual os estudantes estão falando é
(A) acreditar ou não que vida em outros planetas.
(B) a falta de recursos para a exploração terrestre.
(C) o principal problema que o mundo enfrenta hoje.
(D) os avanços recentes nas pesquisas espaciais.
(E) os prós e os contras da exploração espacial.

02- (D12) Percebe-se que as opiniões dos estudantes sobre esse tema
(A) coincidem nos aspectos gerais de que tratam.
(B) são complementares, porém parcialmente.
(C) são contrastantes, pois divergem um do outro.
(D) são iguais, uma vez que concordam em tudo.
(E) se referem a aspectos diferentes do tema tratado.

03- (D2) Segundo o autor do texto 1, aumentar o domínio que temos sobre o meio ambiente
(A) diminuirá o desrespeito do homem à natureza.
(B) é a solão para a falta de recursos naturais.
(C) é uma crença que não pode ser combatida.
(D) não resolverá os problemas da humanidade.
(E) prejudicará a vida nos outros planetas.

04- (D17) Em mas também nas gerações que estão por vir(texto 2), a expressão destacada estabelece no período uma relão de
(A) adição.
(B) alternância.
(C) conclusão.
(D) condição.
(E) proporção.

05- (D19) No texto 1, a palavra Claro!foi o recurso utilizado para
(A) afirmar que não devemos explorar os recursos dos outros planetas também.
(B) demonstrar que os recursos naturais não foram gastos intencionalmente.
(C) destacar que expandir a exploração espacial é mesmo a atitude correta.
(D) discordar de maneira mais forte contra a exploração das nossas florestas.
(E) reforçar a revolta contra os males causados pela própria humanidade.


Texto para as queses 6 a 10.
TEXTO 1: PICHAÇÃO

Estou fervendo de raiva, pois o muro da escola foi limpo e repintado pela quarta vez por causa de pichação. A criatividade é admirável, mas as pessoas deveriam encontrar meios de se expressar que não imponham custos suplementares à sociedade.
Por que denegrir a reputação dos jovens pichando onde é proibido? Os artistas profissionais não penduram seus quadros nas ruas, não é? Em vez disso, eles buscam financiamento e ganham fama através de exposições legais.
Na minha opinião, os prédios, as cercas e os bancos dos parques são obras de arte por si mesmos. É realmente lamentável estragar essa arquitetura com pichações e, ainda por cima, o método usado destrói a camada de ozônio. De fato, não consigo entender por que esses artistas criminosos dão-se ao trabalho, já que sua “obra de arte” é eliminada de nossas vistas repetidamente.
Helga

TEXTO 2: PICHAÇÃO

Gosto não se discute. A sociedade es saturada de comunicação e propaganda. Logotipos de empresas, nomes de lojas, cartazes grandes que invadem as laterais das ruas. Isso é aceitável? Sim, na maior parte. Pichação é aceitável? Algumas pessoas dizem que sim, outras dizem que não.
Quem paga o preço da pichação? Quem paga, no final das contas, o custo da propaganda? Exato. O consumidor.
As pessoas que colocaram os outdoors pediram sua permissão? Não. Eno, os pichadores deveriam fazê-lo? Não se trata simplesmente de uma questão de comunicação seu próprio nome, os nomes das gangues e grandes obras na rua?
Pense nas roupas listradas e axadrezadas que apareceram nas lojas alguns anos. E nos trajes de esqui. Os padrões e cores foram roubados diretamente das paredes de concreto enfeitadas.
É interessante que esses padrões e cores sejam aceitos e admirados, enquanto a pichação seja considerada como abominável. São tempos difíceis para a arte.
Sofia

06- (D10) O objetivo do texto 1 é
(A) apresentar uma opinião oposta à pichação.
(B) defender o direito de pichar prédios.
(C) demonstrar a popularidade adquirida pela pichação.
(D) explicar o significado da arte de pichar.
(E) informar quanto custa para remover a pichação.

07- (D2) Um dos custos a que Helga se refere é o custo da remoção da pichação dos prédios e cercas. Que outro tipo de custo é mencionado por Helga?
(A) A reputação dos artistas profissionais.
(B) As multas que os pichadores pagam.
(C) O custo para os consumidores.
(D) O custo para os pais dos alunos.
(E) Os custos ambientais.

08- (D5) Pode-se resumir a carta de Sofia dizendo que ela
(A) é contra pichação
(B) é a favor da pichação.
(C) não apresenta nenhum ponto de vista.
(D) defende o financiamento dessa arte.
(E) apresenta contraditórios sobre a pichação.

09- (D19) A expressão “obra de arte” (texto 1) foi um recurso utilizada para
(A) comparar pichadores a artistas profissionais.
(B) dar tratamento igual a publicirios e pichadores.
(C) criticar duramente a atitude dos pichadores.
(D) elogiar a arte de enfeitar prédios antigos.
(E) destacar opinião favorável às pichações.

10- (D16) Para defender sua opinião, Sofia argumenta repetidamente que
(A) a pichação jamais será considerada uma arte.
(B) as pessoas não deveriam condenar apenas as pichações.
(C) é uma questão de gosto e gosto não se discute.
(D) os artistas copiaram o estilo dos pichadores.
(E) se houver permissão, a pichação deve acontecer.


Bom Desempenho!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário