Colégio Estadual Otacílio Mota
Questões do SPAECE
Texto I: para as questões 01 e 02
01- Através da leitura dessa imagem, deduz-se que
a) os filhos devem comer apenas frutas, verduras e legumes.
b) as crianças não sabem comer com suas próprias mãos.
c) os filhos são obrigados a comer tudo o que for servido pelos pais.
d) as crianças precisam fazer regimes desde cedo.
e) os filhos têm o costume de escolher o que desejam comer.
02- A palavra GORDUCHOS foi escrita de forma diferenciada das outras para
a) insultar a criança que não quer comer.
b) incentivar a criança a comer apenas verduras.
c) mostrar que os pais devem ser autoritários.
d) indicar o aumento de peso nas crianças.
e) estimular o apetite da criança.
Texto II: para a questão 03
03- De acordo com o texto acima
a) A via por onde os carros trafegavam não existia sinalização.
b) O carro do motorista e a moto não têm mais concerto.
c) O motorista do carro morreu no acidente ao ultrapassar.
d) O motorista do carro obedeceu à velocidade permitida.
e) Quem ultrapassa tira a vida somente de outras pessoas.
Texto III: para as questões de 04 a 07
A INTELIGÊNCIA ANIMAL
Há muito vem sendo estudada a possibilidade de haver, no reino animal, outros tipos de inteligência além da humana. Vejam, por exemplo, o golfinho. Dizem que esses simpáticos mamíferos pensam mais rápido do que o homem, têm linguagem própria e também podem aprender uma língua humana. Além disso, chegam a adquirir úlceras de origem psicológica e sofrem stress por excesso de atividade. (Cláudio Moreno)
04- O golfinho serve de exemplo comprovador de que:
a) há animais que não pensam tão rápido quanto o homem.
b) outros animais também possuem inteligência humana.
c) o homem não pode falar com os golfinhos.
d) outros mamíferos também podem falar a nossa língua.
e) há animais que pensam como os humanos.
05- Palavra que, no texto, se refere a golfinho, evitando a sua repetição, é:
a) animal c) inteligência e) linguagem
b) mamíferos d) reino
06- “Dizem que esses simpáticos mamíferos...”; a utilização da forma verbal dizem mostra que:
a) a ciência já estudou a questão.
b) há certeza no que se diz.
c) o autor não acredita no que é dito por outros.
d) ainda há possibilidades de haver erro no que é dito.
e) ainda não houve livros publicados a respeito desse assunto.
07- Após a leitura do texto, podemos dizer que os golfinhos:
a) não são inteligentes. d) são diferentemente inteligentes.
b) são pouco inteligentes. e) são humanamente inteligentes.
c) talvez sejam inteligentes como os humanos.
Texto IV para as questões 08 a 10.
08- A charge acima sugere que
a) todos os candidatos são extremamente confiáveis.
b) é preciso por a mão no fogo pelos candidatos.
c) o eleitor se decepcionou com seu candidato.
d) não há candidatos honestos no Brasil.
e) o candidato machucou a mão do eleitor.
09- A expressão “botar a mão no fogo” representa
a) respeito c) confiança e) descuido
b) amizade d) coragem
10- Na frase: “O que foi isso home?” A palavra sublinhada mostra que a personagem é uma pessoa que
a) é fina e elegante. d) tem pouco estudo.
b) é simples e humilde. e) nasceu em outro país.
c) é muito divertida.
Texto V: para a questão 11.
O Cão e o Homem
“Se você recolher um cachorro que morre de fome e o tornar próspero, ele não o morderá. Está aí a diferença principal entre um cão e um homem.” (Mark Twain)
11- O defeito humano criticado pelo autor é a:
a) antipatia b) ingratidão c) violência
d) grosseria e) inveja
Texto VI: para a questão 12.
12- Essa campanha tem objetivo de
a) conscientizar os carnavalescos para o uso da camisinha.
b) mostrar a idade certa para o carnavalesco usar a camisinha.
c) aumentar a venda de camisinhas no período do carnaval.
d) incentivar a compra da camisinha durante o carnaval.
e) criticar o carnavalesco pelo uso da camisinha no carnaval.
Texto VII: para as questões 13 e 14
opovo.uol.com.br
13- Segundo a charge, o poluente que está destruindo, com maior intensidade, o planeta Terra é
a) a não reciclagem do lixo.
b) as grandes queimadas.
c) a contaminação do solo por agrotóxicos.
d) a poluição das águas dos rios.
e) a emissão de gases poluentes.
14- O texto acima apresenta uma linguagem contendo
a) somente a forma verbal
b) somente a forma não-verbal
c) somente símbolos e sinais.
d) a forma verbal e não verbal
e) em forma de códigos
Texto VIII: para a questão 15.
OLHA A NOSSA BANDEIRA COMO ESTÁ FICANDO
http://heliorubiales.zip.net
15- (ENEM) A figura é uma adaptação da bandeira nacional. O uso da imagem no anuncio tem como principal objetivo
a) mostrar à população que a Mata Atlântica é mais importante para o país do que a ordem e o progresso.
b) criticar a estética da bandeira nacional, que não reflete com exatidão a essência do país que representa.
c) informar a população sobre a alteração que a bandeira oficial do país sofrerá.
d) alertar a população para o desmatamento da Mata Atlântica e fazer um apelo para que as derrubadas acabem.
e) incentivar as campanhas ambientalistas e ecológicas em defesa a Amazônia.
Texto IX: para as questões 16 e 17.
16- A charge acima faz uma crítica
a) ao futebol brasileiro.
b) a programação da TV.
c) aos escândalos no senado.
d) as emissoras de TV brasileira.
e) as pessoas que assistem TV.
17- O personagem da charge se mostra diante da TV
a) decepcionado c) satisfeito e) curioso
b) irritado d) animado
Texto X: para as questões 18 e 19.
“Rua escura. Um homem chega para o outro e diz:
– Você pode me dar as horas?
O outro olha o relógio e responde:
– Dez e meia.
O primeiro mostra o revólver:
– Não. Quero todas.”
18- Assinale a afirmação correta em relação a estrutura do texto:
a) o uso dos travessões e aspas foi utilizado apenas como recurso estilístico.
b) os travessões foram usados apenas para reforçar a ideia central do texto.
c) o uso de aspas objetiva chamar a atenção do leitor ao texto.
d) os travessões foram usados para indicar a fala dos personagens dentro da narrativa.
e) o uso dos dois pontos é utilizado para indicar uma citação.
19- A ideia principal do texto é informar
a) as horas ao homem.
b) que a rua estava escura.
c) o roubo do relógio.
d) quem possuía o relógio
e) que é proibido usar arma.
Texto XI: para a questão 20.
“Cinto de segurança também no banco de trás. Proteja a vida de quem você ama.”
20- Considerando esse texto como parte de uma campanha educativa, qual seria a sua função principal
a) narrar c) relatar e) criticar
b) descrever d) convencer
Tem gabarito?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOnde esta o gabarito?
ResponderExcluirELA SÓ ESQUECEU DE COLOCAR DE ONDE TIROU. FOI TIRADO DO SIMULADO DADO PELA SEDUC CE.
ResponderExcluir1)C
Excluir2)D
3)C
4)B
5)B
6)D
7)D
8)C
9)C
10)D
11)B
12)A
estou terminado de responder o resto
13)E
ResponderExcluir14)D
15)D
16)C
17)A
18)D
19)C
20)D
Essas questões não vem com os descritores?
ResponderExcluirrai te lascar fela da peste
ResponderExcluir