quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Questões do SPAECE


Colégio Estadual Otacílio Mota
Questões do SPAECE


Texto I: para as questões 01 e 02

01- Através da leitura dessa imagem, deduz-se que
a) os filhos devem comer apenas frutas, verduras e legumes.
b) as crianças não sabem comer com suas próprias mãos.
c) os filhos são obrigados a comer tudo o que for servido pelos pais.
d) as crianças precisam fazer regimes desde cedo.
e) os filhos têm o costume de escolher o que desejam comer.

02- A palavra GORDUCHOS foi escrita de forma diferenciada das outras para
a) insultar a criança que não quer comer.
b) incentivar a criança a comer apenas verduras.
c) mostrar que os pais devem ser autoritários.
d) indicar o aumento de peso nas crianças.
e) estimular o apetite da criança.

Texto II: para a questão 03

03- De acordo com o texto acima
a) A via por onde os carros trafegavam não existia sinalização.
b) O carro do motorista e a moto não têm mais concerto.
c) O motorista do carro morreu no acidente ao ultrapassar.
d) O motorista do carro obedeceu à velocidade permitida.
e) Quem ultrapassa tira a vida somente de outras pessoas.

Texto III: para as questões de 04 a 07
A INTELIGÊNCIA ANIMAL
Há muito vem sendo estudada a possibilidade de haver, no reino animal, outros tipos de inteligência além da humana. Vejam, por exemplo, o golfinho. Dizem que esses simpáticos mamíferos pensam mais rápido do que o homem, têm linguagem própria e também podem aprender uma língua humana. Além disso, chegam a adquirir úlceras de origem psicológica e sofrem stress por excesso de atividade.                           (Cláudio Moreno)

04- O golfinho serve de exemplo comprovador de que:
a) há animais que não pensam tão rápido quanto o homem.
b) outros animais também possuem inteligência humana.
c) o homem não pode falar com os golfinhos.
d) outros mamíferos também podem falar a nossa língua.
e) há animais que pensam como os humanos.

05- Palavra que, no texto, se refere a golfinho, evitando a sua repetição, é:
a) animal                       c) inteligência                e) linguagem
b) mamíferos                 d) reino

06- “Dizem que esses simpáticos mamíferos...”; a utilização da forma verbal dizem mostra que:
a) a ciência já estudou a questão.
b) há certeza no que se diz.
c) o autor não acredita no que é dito por outros.
d) ainda há possibilidades de haver erro no que é dito.
e) ainda não houve livros publicados a respeito desse assunto.

07- Após a leitura do texto, podemos dizer que os golfinhos:
a) não são inteligentes.          d) são diferentemente inteligentes.
b) são pouco inteligentes.      e) são humanamente inteligentes.
c) talvez sejam inteligentes como os humanos.

Texto IV para as questões 08 a 10.

08- A charge acima sugere que
a) todos os candidatos são extremamente confiáveis.
b) é preciso por a mão no fogo pelos candidatos.
c) o eleitor se decepcionou com seu candidato.
d) não há candidatos honestos no Brasil.
e) o candidato machucou a mão do eleitor.

09- A expressão “botar a mão no fogo” representa
a) respeito           c) confiança           e) descuido
b) amizade          d) coragem

10- Na frase: “O que foi isso home?” A palavra sublinhada mostra que a personagem é uma pessoa que
a) é fina e elegante.                 d) tem pouco estudo.
b) é simples e humilde.           e) nasceu em outro país.
c) é muito divertida.

Texto V: para a questão 11.
O Cão e o Homem
“Se você recolher um cachorro que morre de fome e o tornar próspero, ele não o morderá. Está aí a diferença principal entre um cão e um homem.” (Mark Twain)

11- O defeito humano criticado pelo autor é a:
a) antipatia           b) ingratidão           c) violência
d) grosseria          e) inveja
Texto VI: para a questão 12.


 
12- Essa campanha tem objetivo de
a) conscientizar os carnavalescos para o uso da camisinha.
b) mostrar a idade certa para o carnavalesco usar a camisinha.
c) aumentar a venda de camisinhas no período do carnaval.
d) incentivar a compra da camisinha durante o carnaval.
e) criticar o carnavalesco pelo uso da camisinha no carnaval.

Texto VII: para as questões 13 e 14
 
opovo.uol.com.br
13- Segundo a charge, o poluente que está destruindo, com maior intensidade, o planeta Terra é
a) a não reciclagem do lixo.
b) as grandes queimadas.
c) a contaminação do solo por agrotóxicos.
d) a poluição das águas dos rios.
e) a emissão de gases poluentes.

14- O texto acima apresenta uma linguagem contendo
a) somente a forma verbal
b) somente a forma não-verbal
c) somente símbolos e sinais.
d) a forma verbal e não verbal
e) em forma de códigos

Texto VIII: para a questão 15.
OLHA A NOSSA BANDEIRA COMO ESTÁ FICANDO

http://heliorubiales.zip.net

15- (ENEM) A figura é uma adaptação da bandeira nacional. O uso da imagem no anuncio tem como principal objetivo
a) mostrar à população que a Mata Atlântica é mais importante para o país do que a ordem e o progresso.
b) criticar a estética da bandeira nacional, que não reflete com exatidão a essência do país que representa.
c) informar a população sobre a alteração que a bandeira oficial do país sofrerá.
d) alertar a população para o desmatamento da Mata Atlântica e fazer um apelo para que as derrubadas acabem.
e) incentivar as campanhas ambientalistas e ecológicas em defesa a Amazônia.

Texto IX: para as questões 16 e 17.

16- A charge acima faz uma crítica
a) ao futebol brasileiro.
b) a programação da TV.
c) aos escândalos no senado.
d) as emissoras de TV brasileira.
e) as pessoas que assistem TV.

17- O personagem da charge se mostra diante da TV
a) decepcionado            c) satisfeito         e) curioso
b) irritado                        d) animado

Texto X: para as questões 18 e 19.

“Rua escura. Um homem chega para o outro e diz:
– Você pode me dar as horas?
O outro olha o relógio e responde:
– Dez e meia.
O primeiro mostra o revólver:
– Não. Quero todas.”

18- Assinale a afirmação correta em relação a estrutura do texto:
a) o uso dos travessões e aspas foi utilizado apenas como recurso estilístico.
b) os travessões foram usados apenas para reforçar a ideia central do texto.
c) o uso de aspas objetiva chamar a atenção do leitor ao texto.
d) os travessões foram usados para indicar a fala dos personagens dentro da narrativa.
e) o uso dos dois pontos é utilizado para indicar uma citação.

19- A ideia principal do texto é informar
a) as horas ao homem.
b) que a rua estava escura.
c) o roubo do relógio.
d) quem possuía o relógio
e) que é proibido usar arma.

Texto XI: para a questão 20.
“Cinto de segurança também no banco de trás. Proteja a vida de quem você ama.”

20- Considerando esse texto como parte de uma campanha educativa, qual seria a sua função principal
a) narrar                     c) relatar                      e) criticar
b) descrever              d) convencer

8 comentários: