sexta-feira, 19 de agosto de 2011

PROJETO A REALIDADE DOS JOVENS - PROFESSORA ELENILDA

  COLÉGIO ESTADUAL OTACÍLIO MOTA
IPUEIRAS CEARÁ
Uma Escola de Resultados

Projeto a realidade dos jovens
Tema: Jovens de hoje
Orientanda: Elenilda
Professor parceiro: Paes, Herveton
Onde o projeto será desenvolvido: Colégio Estadual Otacílio Mota

Objetivo: Favorecer o bom relacionamento entre jovens do segundo ano e conscientizá-los sobre a prevenção do uso de drogas e gravidez na adolescência utilizando as mídias digitas e outros recursos tecnológicos.

Descrição do Projeto
        Alguns fatos preocupantes vem acontecendo nas salas do segundo ano do Colégio Estadual Otacílio Mota: Meninas grávidas, bullyng, consumismo, namoro, etc. Diante desta problemática percebeu-se a necessidade de trabalhar este projeto que envolverá os alunos, professores e família.
Para embasar as temáticas os alunos farão pesquisas em sites educativos, com este referencial formarão perguntas para realizar entrevistas. Depois do conhecimento da realidade criarão peças teatrais, farão slides imagéticos para apresentação posterior.
         No encerramento as equipes se apresentarão para colegas de outras salas. As etapas serão registradas e divulgadas nos blogs.

Questões de investigação
        A juventude atual está vulnerável a certos acontecimentos que o leva a prática da violência. Como ajudá-lo na defesa destes aspectos que atrapalham o seu crescimento moral?
         Os meios de comunicação influenciam na vida dos jovens e faz com que criem hábitos desnecessários de consumo. O que fazer para conscientizá-los a ter uma vida com limites de consumo?
         Os relacionamentos entre jovens tem preocupado a família, a escola no que diz respeito a seleção das amizades destes. Qual a solução viável para levá-los a uma boa escolha?

Procedimentos de trabalhos
       Como introdução do projeto os alunos serão convidados a pesquisar em sites educativos os aspectos que envolvem os jovens de hoje. Depois dos prévios conhecimentos adqueridos nas pesquisas, farão entrevistas com jovens de sua região observando o histórico de cada entrevistado a fim de detectar situações conflituosas. Partindo da realidade vista ,criarão peças teatrais nas quais abordarão os temas enfocados, apresentarão slides com imagens impactantes.

Alunos envolvido
2° ano do Ensino médio

Período provável de desenvolvimento
Um mês.

Informações complementares
          Este projeto contempla principalmente alunos do 2° C, D, E do Colégio Estadual Otacílio Mota os quais apresentam a problemática enfocada.

Recursos tecnológicos utilizados
Datashow, máquina fotográfica, computador, internet, celulares (vídeos)

Avaliação
Diagnóstica e processual.


Anexo

Paródia baseada na letra da música

Minha Mulher Não Deixa Não (Garota Safada)

Vou não, quero não, posso não
Entrar no mundo das drogas
Isso não dar certo não.
Vou não, quero não, posso não
Quando penso em fumar
Fico mal não dar não.
Ei! Tu quer tomar drogas? Não quero não.
Não quer? Nã, nã, nã, nã.
Tu quer fumar? Aimm.
Não quer por quê?
Vou não, quero não, posso não
Entrar no mundo das drogas
Isso não dar certo não (4x)
Ei! No meu carrão vamos sair?
Tem muitas drogas todo mundo vai curtir.
Vou não, quero não, posso não
Entrar no mundo das drogas
Isso não dar certo não.(4x)
Ei! Tem muitas drogas
E ai? Vamos fumar.
Fumando tudo a gente pode arrasar
Quem é tu? É vacilão?
Tu vai ou não?
Vou não, quero não, posso não
Entrar no mundo das drogas
Isso não dar certo não (4x)


Texto criado pela aluna Andréia 2º ano “E''


A taça da realidade
Os jovens de hoje, só pensam em namorar
dizem que vem pra escola, mas só vem paquerar.
O jovem é muito curioso, pensa que nada faz mal
cheira logo um baseado e logo passa mal.

Sou um jovem divertido, gosto de sair e passear,
mas sei que minha vida, para ninguém interessa,
porque tudo que eu faço, é bem particular.

Todo jovem tem imaginação, talento e emoção
basta dar uma bola de futebol para os garotos
Que eles mostram sua verdadeira emoção.

A infância inteira pensei em ser jovem,
agora que sou,... puts que má sorte
Como dá trabalho ser jovem,
trabalha mais, estuda mais,
tudo isso é difícil...

mas, fazer o quê?
Quem mandou nascer?
Todo jovem é pensativo,
nervoso e bagunceiro

por isso, meus amigos
aprovitem enquanto é cedo
porque quando casarem,
tudo vira pesadelo.

A vida de um jovem nem tudo é divertimento
saber respeitar e ser responsável, isso tudo é ética,
e deixa todos contentes, deixando a discriminação
de que todo jovem é irresponsável e delinquente.


Texto criado pela aluna Fabiana 2° ano










quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Questões do SPAECE


Colégio Estadual Otacílio Mota
Questões do SPAECE


Texto I: para as questões 01 e 02

01- Através da leitura dessa imagem, deduz-se que
a) os filhos devem comer apenas frutas, verduras e legumes.
b) as crianças não sabem comer com suas próprias mãos.
c) os filhos são obrigados a comer tudo o que for servido pelos pais.
d) as crianças precisam fazer regimes desde cedo.
e) os filhos têm o costume de escolher o que desejam comer.

02- A palavra GORDUCHOS foi escrita de forma diferenciada das outras para
a) insultar a criança que não quer comer.
b) incentivar a criança a comer apenas verduras.
c) mostrar que os pais devem ser autoritários.
d) indicar o aumento de peso nas crianças.
e) estimular o apetite da criança.

Texto II: para a questão 03

03- De acordo com o texto acima
a) A via por onde os carros trafegavam não existia sinalização.
b) O carro do motorista e a moto não têm mais concerto.
c) O motorista do carro morreu no acidente ao ultrapassar.
d) O motorista do carro obedeceu à velocidade permitida.
e) Quem ultrapassa tira a vida somente de outras pessoas.

Texto III: para as questões de 04 a 07
A INTELIGÊNCIA ANIMAL
Há muito vem sendo estudada a possibilidade de haver, no reino animal, outros tipos de inteligência além da humana. Vejam, por exemplo, o golfinho. Dizem que esses simpáticos mamíferos pensam mais rápido do que o homem, têm linguagem própria e também podem aprender uma língua humana. Além disso, chegam a adquirir úlceras de origem psicológica e sofrem stress por excesso de atividade.                           (Cláudio Moreno)

04- O golfinho serve de exemplo comprovador de que:
a) há animais que não pensam tão rápido quanto o homem.
b) outros animais também possuem inteligência humana.
c) o homem não pode falar com os golfinhos.
d) outros mamíferos também podem falar a nossa língua.
e) há animais que pensam como os humanos.

05- Palavra que, no texto, se refere a golfinho, evitando a sua repetição, é:
a) animal                       c) inteligência                e) linguagem
b) mamíferos                 d) reino

06- “Dizem que esses simpáticos mamíferos...”; a utilização da forma verbal dizem mostra que:
a) a ciência já estudou a questão.
b) há certeza no que se diz.
c) o autor não acredita no que é dito por outros.
d) ainda há possibilidades de haver erro no que é dito.
e) ainda não houve livros publicados a respeito desse assunto.

07- Após a leitura do texto, podemos dizer que os golfinhos:
a) não são inteligentes.          d) são diferentemente inteligentes.
b) são pouco inteligentes.      e) são humanamente inteligentes.
c) talvez sejam inteligentes como os humanos.

Texto IV para as questões 08 a 10.

08- A charge acima sugere que
a) todos os candidatos são extremamente confiáveis.
b) é preciso por a mão no fogo pelos candidatos.
c) o eleitor se decepcionou com seu candidato.
d) não há candidatos honestos no Brasil.
e) o candidato machucou a mão do eleitor.

09- A expressão “botar a mão no fogo” representa
a) respeito           c) confiança           e) descuido
b) amizade          d) coragem

10- Na frase: “O que foi isso home?” A palavra sublinhada mostra que a personagem é uma pessoa que
a) é fina e elegante.                 d) tem pouco estudo.
b) é simples e humilde.           e) nasceu em outro país.
c) é muito divertida.

Texto V: para a questão 11.
O Cão e o Homem
“Se você recolher um cachorro que morre de fome e o tornar próspero, ele não o morderá. Está aí a diferença principal entre um cão e um homem.” (Mark Twain)

11- O defeito humano criticado pelo autor é a:
a) antipatia           b) ingratidão           c) violência
d) grosseria          e) inveja
Texto VI: para a questão 12.


 
12- Essa campanha tem objetivo de
a) conscientizar os carnavalescos para o uso da camisinha.
b) mostrar a idade certa para o carnavalesco usar a camisinha.
c) aumentar a venda de camisinhas no período do carnaval.
d) incentivar a compra da camisinha durante o carnaval.
e) criticar o carnavalesco pelo uso da camisinha no carnaval.

Texto VII: para as questões 13 e 14
 
opovo.uol.com.br
13- Segundo a charge, o poluente que está destruindo, com maior intensidade, o planeta Terra é
a) a não reciclagem do lixo.
b) as grandes queimadas.
c) a contaminação do solo por agrotóxicos.
d) a poluição das águas dos rios.
e) a emissão de gases poluentes.

14- O texto acima apresenta uma linguagem contendo
a) somente a forma verbal
b) somente a forma não-verbal
c) somente símbolos e sinais.
d) a forma verbal e não verbal
e) em forma de códigos

Texto VIII: para a questão 15.
OLHA A NOSSA BANDEIRA COMO ESTÁ FICANDO

http://heliorubiales.zip.net

15- (ENEM) A figura é uma adaptação da bandeira nacional. O uso da imagem no anuncio tem como principal objetivo
a) mostrar à população que a Mata Atlântica é mais importante para o país do que a ordem e o progresso.
b) criticar a estética da bandeira nacional, que não reflete com exatidão a essência do país que representa.
c) informar a população sobre a alteração que a bandeira oficial do país sofrerá.
d) alertar a população para o desmatamento da Mata Atlântica e fazer um apelo para que as derrubadas acabem.
e) incentivar as campanhas ambientalistas e ecológicas em defesa a Amazônia.

Texto IX: para as questões 16 e 17.

16- A charge acima faz uma crítica
a) ao futebol brasileiro.
b) a programação da TV.
c) aos escândalos no senado.
d) as emissoras de TV brasileira.
e) as pessoas que assistem TV.

17- O personagem da charge se mostra diante da TV
a) decepcionado            c) satisfeito         e) curioso
b) irritado                        d) animado

Texto X: para as questões 18 e 19.

“Rua escura. Um homem chega para o outro e diz:
– Você pode me dar as horas?
O outro olha o relógio e responde:
– Dez e meia.
O primeiro mostra o revólver:
– Não. Quero todas.”

18- Assinale a afirmação correta em relação a estrutura do texto:
a) o uso dos travessões e aspas foi utilizado apenas como recurso estilístico.
b) os travessões foram usados apenas para reforçar a ideia central do texto.
c) o uso de aspas objetiva chamar a atenção do leitor ao texto.
d) os travessões foram usados para indicar a fala dos personagens dentro da narrativa.
e) o uso dos dois pontos é utilizado para indicar uma citação.

19- A ideia principal do texto é informar
a) as horas ao homem.
b) que a rua estava escura.
c) o roubo do relógio.
d) quem possuía o relógio
e) que é proibido usar arma.

Texto XI: para a questão 20.
“Cinto de segurança também no banco de trás. Proteja a vida de quem você ama.”

20- Considerando esse texto como parte de uma campanha educativa, qual seria a sua função principal
a) narrar                     c) relatar                      e) criticar
b) descrever              d) convencer